AS MEMÓRIAS DO LIVRO de Geraldine Brooks
Publicado no Brasil pela Ediouro em 2008, As Memórias do Livro de Geraldine Brooks tem uma estrutura narrativa interessante. A personagem Hannah Heath,que é restauradora, é convidada a trabalhar num antigo manuscrito religioso judaico, uma Hagadá. Esta se difere das outras obras do gênero por conter instigantes ilustrações, o que é incomum. Hannah descobre alguns indícios nas páginas do manuscrito e começa a investigar cada uma delas. À medida que estes surgem,há uma capítulo dedicado a cada um deles, recuando cada vez mais no tempo,contando os episódios que envolveram as personagens que tiveram contato com ele.
Inspirada em fatos reais e fazendo ficção, Geraldine vai construindo um romance que vai se tornando cada vez mais interessante à medida que avança. Ela consegue retratar bem os períodos históricos e a narrativa tem suspense,prendendo a atenção do leitor.
Até o final a trajetória da Hagadá tem muitas reviravoltas, trazendo à tona uma reflexão a respeito dos livros antigos,da cultura,dos costumes, dos preconceitos.
Uma ideia bastante original, apesar de não ser uma obra-prima.