sexta-feira, 30 de novembro de 2012

BESTIÁRIOS MEDIEVAIS


   OS BESTIÁRIOS FORAM LIVROS TIPICAMENTE DO PERÍODO MEDIEVAL.ALÉM DE DESCREVEREM AS ESPÉCIES ANIMAIS,POSSUÍAM CARACTERÍSTICA SIMBÓLICA E ALEGÓRICA,TRATANDO A RESPEITO DE VÍCIOS E VIRTUDES.
    OS TEXTOS ERAM CONSTITUÍDOS POR PEQUENAS NARRATIVAS COM CARÁTER MORAL E DIDÁTICO,NÃO TINHAM,PORTANTO,INTENÇÃO CIENTÍFICA OU DE HISTÓRIA NATURAL.AO CONTRÁRIO,CONTINHAM UM TEOR TEOLÓGICO MORALIZANTE.
    ERAM PRODUZIDOS NOS MOSTEIROS E SE DIRIGIAM AO PÚBLICO RELIGIOSO
    A NARRATIVA DO LEÃO ABRIA TODOS OS BESTIÁRIOS POR SER CONSIDERADO O REI DOS ANIMAIS,PROPORCIONANDO A POSSIBILIDADE DE TRATAR A RESPEITO DA MORTE E DA RESSURREIÇÃO,ALÉM DE DEUS PAI E DEUS FILHO.
    OS BESTIÁRIOS TIVERAM SUA ORIGEM NA LITERATURA GRECO-LATINA,MAIS ESPECIFICAMENTE NA OBRA O FISIÓLOGO OU O NATURALISTA ENTRE OS SÉCULOS I A III,EM ALEXANDRIA.A REFERIDA OBRA CARACTERIZA-SE POR EFETUAR ,INICIALMEN-TE UMA CITAÇÃO DA BÍBLIA,A DESCRIÇÃO DO ANIMAL E A INTERPRETAÇÃO MORAL E ALEGÓRICA A SEU RESPEITO.
    TENDO SE TORNADO EXTREMAMENTE POPULAR,O TEXTO FOI SE TRANSFORMANDO AO LONGO DO TEMPO ATÉ TORNAR-SE O BESTIÁRIO,QUE TEVE INÍCIO PROPRIAMENTE NA INGLATERRA.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O JOVEM TORLES,de Robert Musil

ANTES DE ESCREVER SUA OBRA-PRIMA O HOMEM SEM QUALIDADES, MUSIL  PUBLICOU EM 1906 O JOVEM TORLESS,QUE JÁ DEMONSTRAVA O SEU TALENTO LITERÁRIO.
O LIVRO NARRA A HISTÓRIA DE UM JOVEM NUM INTERNATO MILITAR SUBMETIDO A HUMILHAÇÕES,VIOLÊNCIAS FÍSICAS E MORAIS INFLINGIDAS PELOS PRÓPRIOS COLEGAS.
É CONSIDERADO UM BILDUNGSROMAN,OU SEJA,UM ROMANCE DE FORMAÇÃO, COMO O RETRATO DO ARTISTA QUANDO JOVEM DE JAMES JOYCE,OU OS ANOS DE APRENDIZAGEM DE WILHELM MEISTER DE GOETHE,TRATANDO A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DE UM ADOLESCENTE E SUA ENTRADA NO MUNDO ADULTO.É CONSIDERADO UM TEXTO QUE PRENUNCIA O  SURGIMENTO DO NAZISMO AO FAZER UMA ABORDAGEM DO AUTORITARISMO E DO SADISMO PRESENTES EM ALGUNS PERSONAGENS.
DE FATO O LIVRO IMPRESSIONA E É CONTUNDENTE,DESENVOLVIDO COM EXTREMA HABILIDADE .
SERVE IGUALMENTE COMO UMA PREPARAÇÃO PARA A COMPLEXIDADE DE O HOMEM SEM QUALIDADES,QUE O TORNOU UM DOS MAIORES ESCRITORES DO SÉCULO XX.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

OS PRAZERES E OS DIAS,de Marcel Proust

    ESTE É O LIVRO DE ESTRÉIA DE MARCEL PROUST,PUBLICADO EM 1896.
    CONTÉM CONTOS,NOVELAS,POEMAS EM PROSA E VERSO,ENSAIOS E REFLEXÕES.
     ANTECIPA O QUE VIRÁ MAIS TARDE COM SUA GRANDE OBRA-PRIMA EM SETE VOLUMES: EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO.
     O TEXTO REALIZA UMA  ANÁLISE PSICOLÓGICA E SOCIAL,ESTILIZAÇÃO POÉTICA, INSERIDO NO CONTEXTO DO SIMBOLISMO.ESTE MOVIMENTO LITERÁRIO CARACTERIZOU-SE POR SER UMA "EXACERBAÇÃO" DO ESTILO ROMÃNTICO NO SENTIDO DE DESTACAR E DAR GRANDE IMPORTÃNCIA À SUBJETIVIDADE.
    É POSSÍVEL DESTACAR A ´NOVELA A MORTE DE BALDASSARE SILVANDE,QUE JÁ CONTÉM ALGUNS DOS ELEMENTOS TÍPICOS PROUSTIANOS.
    O TÍTULO DO LIVRO É UMA ALUSÃO IRÔNICA À OBRA OS TRABALHOS E OS DIAS,DE HESÍODO,REFERINDO-SE AO TEMPO DESPERDIÇADO, O QUE,POSTERIORMENTE,TERÁ DESDOBRAMENTOS EM SUA ESCRITA,OU SEJA,A BUSCA PELO TEMPO PERDIDO POR MEIO DA MEMÓRIA.
    TRATA-SE DE UM LIVRO INTRODUTÓRIO AO UNIVERSO DO AUTOR.RECOMENDADO AOS QUE AINDA NÃO SE AVENTURARAM NA COMPLEXIDADE DE SUA REALIZAÇÃO MAIOR.NO PREFÁCIO,ESCREVE ANATOLE FRANCE:
   "MOSTRA AÍ UMA SEGURANÇA QUE SURPREENDE NUM ARQUEIRO TÃO JOVEM.NÃO É ABSOLUTAMENTE INOCENTE.MAS É TÃO SINCERO E AUTÊNTICO QUE SE TORNA INGÊNUO E ASSIM AGRADA".

sábado, 24 de novembro de 2012

A TRILOGIA DE ORESTES,de Ésquilo

   A TRILOGIA DE ORESTES OU ORESTÍADA DE ÉSQUILO É,POR CERTO,UMA DAS OBRAS TRÁGICAS MAIS IMPORTANTES DA LITERATURA GREGA.É CONSIDERADA UMA DAS MAIORES REALIZAÇÕES DA MENTE HUMANA POR SUA ALTA CARGA DRAMÁTICA, ALÉM DA FILOSOFIA E POESIA DE GRANDE QUALIDADE.
    TRATA-SE  DE UMA TRAGÉDIA QUE CONTA A HISTÓRIA DE CRIMES NA CASA DOS ATREUS:A VINGANÇA DE ORESTES AO MATAR SUA MÃE CLITEMNESTRA PARA VINGAR A MORTE DO PAI AGAMENON.FOI ESCRITA POR VOLTA DE 480 a.C.
   PERSEGUIDO PELAS FÚRIAS,ELE TERÁ DE REAVALIAR OS SEUS ATOS.
   A PRIMEIRA PEÇA É AGAMENON. ESTE,VOLTANDO DA GUERRA DE TRÓIA,ENCONTRA A ESPOSA INFIEL DISPOSTA A ASSASSINÁ-LO POR TER SACRIFICADO A PRÓPRIA FILHA EM HONRA AOS DEUSES COM O INTUITO DE OBTER BOM DESEMPENHO NA GUERRA.ELA EXECUTA SEU PLANO COM SUCESSO.
   EM AS COÉFORAS,SEGUNDA PEÇA DA TRILOGIA,CLITEMNESTRA ESTÁ GOVERNANDO ARGOS JUNTO COM EGISTO.ELECTRA,QUE HAVIA ESCONDIDO SEU IRMÃO ORESTES,INCITA-O À VINGANÇA,QUE ENFIM MATA A MÃE E SEU AMANTE.
   EM AS EUMÊNIDES,ORESTES É JULGADO PELAS FÚRIAS,QUE DEFENDEM A NECESSIDADE DE O HOMEM TER UM BOM CORAÇÃO E DEVE SE SUBMETER À AUTORIDADE DA JUSTIÇA.
   A DEUSA ATENA DECIDE A QUESTÃO E ENFIM AS BENÇÃOS RECAEM  SOBRE A CASA DE ORESTES,AFATSNADO DEFINITIVAMENTE AS ANTIGAS MALDIÇÕES.
  
  

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O DESERTO DOS TÁRTAROS,de Dino Buzzati

   PROVAVELMENTE O MELHOR LIVRO DO ESCRITO ITALIANO DINO BUZZATI,O DESERTO DOS TÁRTAROS CONTA A HISTÓRIA DO JOVEM OFICIAL GIOVANNI DROGO,NOMEADO PARA UM FORTE À BEIRA DE UM DESERTO.
   NESTE AMBIENTE HOSTIL E ÁRIDO,TODOS ESPERAM,POR UMA BATALHA QUE PARECE ESTAR SEMPRE IMINENTE.TODAVIA,O TEMPO PASSA E NADA ACONTECE.TODAS AS EXPECTATIVAS SÃO FRUSTRADAS,RESTANDO UMA INSUPORTÁVEL ROTINA,TÉDIO E O ESCOAR INÚTIL DA EXISTÊNCIA.A VIDA ACABA POR TORNAR-SE UMA ESPERA VÃ E SEM SENTIDO.
   O TEXTO TRATA A RESPEITO DA CONDIÇÃO HUMANA EM GERAL E O SEU AMESQUINHAMENTO.
   PARA O CRÍTICO OTTO MARIA CARPEAUX,ESTE É "UM DOS MAIS IMPRESSIONANTES ROMANCES ALEGÓRICOS DESTE TEMPO".
    O FINAL DO LIVRO É EXCEPCIONALMENTE MARCANTE E UM DOS MELHORES QUE JÁ LI,POIS CONSEGUE SER CONTUNDETE E MARCANTE ,ALÉM DE CONTRASTAR COM O RESTANTE DO LIVRO.A HORA ESPERADA ENFIM ACONTECE E O PERSONAGEM SE  SURPREENDE AO DESCOBRIR QUE A MAIS DIFÍCIL DAS BATALHAS ENFIM CHEGOU.O LEITOR TAMBÉM.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

PASSEIO AO FAROL,de Virginia Woolf

    UM DOS GRANDES ROMANCES DE VIRGINIA  WOOLF, TO THE LIGHTHOUSE É DIVIDIDO EM TRÊS PARTES QUE ENFATIZAM A PASSAGEM DO TEMPO.O LIVRO DESCREVE DOIS DIAS NA CASA DE PRAIA DA FAMÍLIA RAMSAY.
    NO PRIMEIRO,A FAMÍLIA PROJETA UM PASSEIO A UM FAROL PRÓXIMO,QUE NÃO SE REALIZA DEVIDO AO MAU TEMPO.NO SEGUNDO,ANOS DEPOIS,O PASSEIO ACONTECE,MAS NÃO DA MANEIRA ESPERADA.ENTRE UM DIA E OUTRO,OCORRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
    O TEXTO FOGE AOS PADRÕES TRADICIONAIS E UTILIZA O MONÓLOGO INTERIOR,MUDANÇAS NO FOCO NARRATIVO,PENETRANDO NA CONSCIÊNCIA HUMANA E DISSOLVENDO AS FRONTEIRAS ENTRE COPNSCIÊNCIA E REALIDADE EXTERIOR.
    O CRÍTICO ERICH AUERBACH EM SEU EXCELENTE LIVRO MIMESIS COMENTA A RESPEITO DESTE ROMANCE E DOS DEMAIS PERTENCENTES AO MESMO PERÍODO:
"(...)MUITOS ESCRITORES APRESENTAM OS ACONTECIMENTOS PEQUENOS E,ENQUANTO MUDANÇA EXTERIOR DE DESTINO,INSIGNIFICANTES,POR SI PRÓPRIOS,OU ANTES,COMO PRETEXTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE MOTIVOS,DE APROFUNDAMENTO PERSPECTIVO NUM MEIO OU NUMA CONSCIÊNCIA OU NO PANO DE FUNDO HISTÓRICO.RENUNCIARAM A REPRESENTAR A HISTÓRIA DAS SUAS PERSONAGENS COM PRETENSÃO A INTEGRIDADE EXTERIOR,SOB A CONSERVAÇÃO DO DECURSO CRONOLÓGICO E ACENTUANDO AS MUDANÇAS EXTERIORES E SIGNIFICATIVAS DO DESTINO".
    JUNTAMENTE COM AS ONDAS E MRS,DALLOWAY,PASSEIO AO FAROL É UMA DAS OBRAS-PRIMAS DA GRANDE ESCRITORA INGLESA.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A CANÇÃO DOS NIBELUNGOS

   POEMA ÉPICO DA TRADIÇÃO ORAL QUE SE TRANSFORMOU EM MANUSCRITO MAIS OU MENOS EM 12OO.FOI ESCRITO EM MÉDIO-ALTO ALEMÃO.
    ATUALMENTE EXISTEM DISPONÍVEIS TRINTA E SETE MANUSCRITOS E FRAGMENTOS.
    TRATA A RESPEITO DA HISTÓRIA DE SIEGFRIED E KRIEMHILD E A ANIQUILAÇÃO DOS NIBELUNGOS.O TEXTO INSPIROU WAGNER,QUE COMPÔS UMA ÓPERA A RESPEITO.
    O POEMA  MESCLA ANTIGAS LENDAS COM PERSONAGENS HISTÓRICOS E TEM INFLUÊNCIA DAS HISTÓRIAS DE CAVALARIA E DO AMOR CORTÊS.É FORMADO POR DUAS MIL E QUATROCENTOS ESTROFES,SUBDIVIDIDAS EM TRINTA E NOVE AVENTU-RAS.
    A HISTÓRIA É DIVIDIDA EM DUAS PARTES:NA PRIMEIRA,SIEGFRIED VAI ATÉ A TERRA DOS BURGÚNDIOS,APAIXONA-SE POR KRIEMHILD E CASA-SE COM ELA,SENDO ASSASSINADO DEPOIS.A SEGUNDA PARTE TRATA A RESPÉITO DA VINGANÇA DE KRIEMHILD,QUE É,NA VERDADE,A PERSONAGEM PRINCIPAL.
    O DIRETOR FRITZ LANG FEZ UMA VERSÃO PARA O CINEMA EM 1924.TIVE A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR E ACHEI MUITO INTERESSANTE.POR CERTO UMA DAS IMPORTANTES OBRAS DO CINEMA MUDO.
   
  

   
  

sábado, 17 de novembro de 2012

BARTEBLY,O ESCRITURÁRIO, de Herman Melville

    UMA DOS MELHORES OBRAS DE MELVILLE,ESTA NOVELA LEMBRA UMA ´NARRATIVA KAFKIANA:SUBITAMENTE BARTEBLY SE RECUSA A CUMPRIR SEU TRABALHO PROFUNDAMENTE BUROCRÁTICO  TEDIOSO.E ACABA POR SE TORNAR UM ESTORVO E UM SÉRIO PROBLEMA NO ESCRITÓRIO.
    SEM NENHUMA EXPLICAÇÃO OU MOTIVAÇÃO APARENTE,O PERSONAGEM VAI SE TORNANDO CADA VEZ MAIS INERTE E ALIENADO.
    ESTE LIVRO ANTECIPA E ANTEVÊ A REALIDADE DO MUNDO MODERNO,CADA VEZ MAIS DESUMANO,COM SUA ROTINA MASSACRANTE.
   A ATITUDE DO PERSONAGEM GERA DIVERSAS REAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO,INCLUINDO A DIFICULDADE DE SEU PATRÃO DE DESPEDI-LO.
   PODEMOS LER O TEXTO COMO UMA ESPÉCIE DE FÁBULA OU ALEGORIA.NO ENTANTO,A NARRATIVA SE ABRE PARA MUITAS INTERPRETAÇÕES,O QUE A ENRIQUECE E LHE CONFERE MAIOR VALOR.BARTEBLY DE FATO NOS LEMBRA GREGOR SAMSA EM SUA PERDA DE HUMANIDADE,DEIXANDO DE SER IMPORTANTE PARA AS EXIGÊNCIAS DE UMA SOCIEDADE QUE DESVALORIZA O HUMANO PARA DAR ÊNFASE À PRODUTIVIDADE E AO UTILITARISMO.
    LIVRO CADA VEZ MAIS ATUAL,INQUIETA E FAZ PENSAR NOS RUMOS QUE O NOSSO MUNDO TOMOU E AINDA ESTÁ TOMANDO.
   

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

LEITURA RECOMENDADA (Henry James)

      UMA DAS OBRAS MAIS AMBÍGUAS DO MESTRE DA NARRATIVA,A VOLTA DO PARAFUSO É UM LIVRO FASCINANTE.É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL CHEGAR A UMA CONCLUSÃO QUANTO À VERACIDADE DA HISTÓRIA QUE LEMOS.NÃO HÁ COMO CHEGARMOS A UMA CONCLUSÃO DEFINITIVA.
    OS NARRADORES DA OBRA JAMESIANA NÃO SÃO CONFIÁVEIS.OS FATOS PODEM SER UMA INTERPRETAÇÃO EQUIVOCADA OU DISTORCIDA DA REALIDADE.ALIÁS,O LEITOR QUESTIONA EM QUE CONSISTE ESTA REALIDADE O TEMPO TODO.
    AO LERMOS ESTE LIVRO,MUDAMOS NOSSA VISÃO A RESPEITO DOS PERSONAGENS E DA HISTÓRIA CONSTANTEMENTE.ORA ACREDITAMOS QUE A GOVERNANTA TEM SÉRIOS PROBLEMAS.ORA CREMOS QUE AS CRIANÇAS SÃO ASSUSTADORAS.QUEM ESTÁ MANIPULANDO QUEM É UMA TAREFA DIFÍCIL DE DEFINIR.OU ATÉ MESMO SE HÁ MANIPULAÇÃO.LOUCURA,DEMÊNCIA,MEDO,SOBRENATURAL,NÃO HÁ COMO DEFINIR OU CLASSIFICAR OS ACONTECIMENTOS.
    UM GRANDE EXERCÍCIO LITERÁRIO,UMA LEITURA INESQUECÍVEL.
    A OBRA JÁ TEVE MAIS DE UMA VERSÃO CINEMATOGRÁFICA.A MELHOR ATÉ HOJE É A DOS ANOS SESSENTA,COM O TÍTULO DE OS INOCENTES,ESTRELADA POR DEBORAH KERR E COM ROTEIRO DE TRUMAN CAPOTE.
   

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O MANUSCRITO HELIAND

   ESCRITO ENTRE 8OO E 899 d. C.,ESTE MANUSCRITO É UM POEMA ÉPICO RELIGIOSO CONTENDO CERCA DE SEIS MIL LINHAS,EM SAXÃO ANTIGO (ANTERIOR AO BAIXO ALEMÃO)     CONTÉM SETENTA E SEIS PÁGINAS ESCRITAS EM ESTILO CAROLÍNGEO.
   AUTORIA DESCONHECIDA.
   MESCLA A TRADIÇÃO POÉTICA GERMÂNICA PRÉ-CRISTÃ COM AS CRENÇAS CRISTÃS.
   NARRA A VIDA DE JESUS.HELIAND SIGNIFICA SALVADOR.
   APESAR DE O TEXTO APRESENTAR ALGUMAS LACUNAS,PRESERVA PARTE DA HISTÓRIA DA ASCENSÃO DE JESUS.
   
   
   
  
  
  

terça-feira, 13 de novembro de 2012

GÊNEROS LITERÁRIOS

   PODEMOS DEFINIR OS PRINCIPAIS GÊNEROS LITERÁRIOS DO SEGUINTE  MODO:
   TRÁGICO: TRANSFORMA A VIDA HABITUAL EM ELEMENTO DRAMÁTICO.A TRAGÉDIA IMPELE À MORTE TUDO O QUE FOI COMEÇADO.A MORTE É SEMPRE ALGO IMANENTE.O PERSONAGEM TRÁGICO DEFENDE SEUS VALORES,NÃO QUER SE SUBMETER AO QUE O IMPEDE DE AGIR.
   LÍRICO: INTENSIFICA A VIDA HABITUAL.TUDO COMPREENDE E PERDOA.SUPREMA INTENSIFICAÇÃO DO ELEMENTO VERDADEIRAMENTE DRAMÀTICO.
  DRAMÁTICO: MATURIDADE DA CONSCIÊNCIA DO DESTINO.
   TRÁGICO E LÍRICO SE COMPLETAM,O PRIMEIRO TOMA CONSCIÊNCIA DA CONDIÇÃO HUMANA.O SEGUNDO,ASSUME A CONDIÇÃO HUMANA.
   LÍRICO E DRAMÁTICO NÃO SÃO OPOSTOS.
   O TRÁGICO E O MÍSTICO SÃO FRATERNALMENTE INIMIGOS,SEGUNDO LUKÀCS.
   O MÍSTICO TIRA DA MORTE TODO O VALOR DA REALIDADE.
   "CADA FORMA DA LITERATURA É UM DEGRAU NA HIERARQUIA DAS POSSIBILIDADES DA VIDA".
  
  

domingo, 11 de novembro de 2012

FEIRA DO LIVRO

   NESTE DOMINGO,11 DE NOVEMBRO,ENCERRA-SE A FEIRA DO LIVRO DE VACARIA,DA QUAL TIVE A HONRA DE SER O PATRONO.
   UMA ÓTIMA EXPERIÊNCIA E CONTATO COM PESSOAS MUITO CARINHOSAS E ATENCIOSAS.
  ENTRE AS ATIVIDADES,A ABERTURA FOI ESPECIALMENTE BOA,COM A APRESENTAÇÃO DE UMA VIOLINISTA ALEMÃ.
   DESTACO AINDA A OFICINA DE POESIA COM CRIANÇAS,JOVENS E PROFESSORAS QUE MINISTREI NA QUINTA FEIRA.
  NA SEXTA,UM MOMENTO MUITO ESPECIAL FOI O PAPO LITERÁRIO,QUE RENDEU E DUROU MAIS DE DUAS HORAS,COM PÚBLICO INTERESSADO E PARTICIPATIVO.
   O ENCONTRO COM OS FREQUENTADORES DA FEIRA E COM OUTROS AUTORES TAMBÉM FOI ÓTIMO.
    A APRESENTAÇÃO TEATRAL COM BONECOS FOI MÁGICA E DIVERTIDA.
   SÓ TENHO A AGRADECER A VACARIA POR MOMENTOS  REALMENTE ÚNICOS.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

LIVRO DE KELLS

   UM DOS MANUSCRITOS MAIS FAMOSOS DA IDADE MÉDIA.TEM ESTE NOME POR PERTENCER AO MOSTEIRO DE KELSS,NA IRLANDA.SUPOSTAMENTE ESCRITO,EM SUA MAIOR PARTE,NO SÉCULO VIII POR MONGES CELTAS.É CONHECIDO TAMBÉM PELO TÍTULO DE GRANDE EVANGELIÁRIO DE SÃO COLUMBA.
     AS ILUSTRAÇÕES,NÃO RARO,TOMAM TODA A PÁGINA E FORAM FEITAS COM UMA PENA DA ESPESSURA DE UM FIO DE CABELO.TRATA-SE DE UMA OBRA DE GRANDE BELEZA CONTÉM OS QUATRO EVANGELHOS DO NOVO TESTAMENTO ,NOTAS PRELIMINARES E EXPLICATIVAS.
   AO LONGO DO TEMPO,O LIVRO TEVE VÁRIAS ENCADERNAÇÕES DIFERENTES ACREDITA-SE QUE TRINTA PÁGINAS FORAM PERDIDAS,RESTANDO HOJE 340.
    SUAS ILUMINURAS SÃO CONSIDERADAS  MAIS RICAS E NUMEROSAS QUE QUALQUER OUTRO LIVRO DA GRÃ-BRETANHA,ALÉM DA GRANDE QUALIDADE E COMPLEXIDADE.
    PERCEBE-SE QUE A PREOCUPAÇÃO NA FEITURA DA OBRA FOI O ASPECTO ESTÉTICO E NÃO COM A SUA PRATICIDADE.ALÉM DISSO,SÃO ENCONTRADOS DIVERSOS ERROS NO TEXTO,QUE É EM LATIM.
   
 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CODEX GIGAS

O CODEX GIGAS (LIVRO GRANDE OU GIGANTE) É UM MANUSCRITO MEDIEVAL DO SÉCULO XIII, NA BOÊMIA.TEM 92 CM DE ALTURA ,50 CM DE LARGURA  E PESA 75 KG.ELE CONTÉM A VERSÃO VULGATA DA BÍBLIA COM EXCEÇÃO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS E O APOCALIPSE.TRATA-SE DE UMPERGAMINHO,UTILIZANDO ENTÃO PELES DE ANIMAIS PARA SUA CONFEÇÃO.
O LIVRO INCLUI AINDA ALFABETOS,ORAÇÕES,EXORCISMOS,UM CALENDÁRIO , UMA LISTA DE NOMES.DUAS OBRAS DE JOSEPHUS FLAVIUS,ETIMOLOGIAS DE ISIDORO DE SEVILHA,
FOI ESCRITO EM LATIM E É DE AUTORIA DESCONHECIDA.PODE TER SIDO CONFECCIONADO POR VÁRIOS MONGES.TODAVIA,A ANÁLISE DA ESCRITA GRAFOLÓGICA REVELA QUE FOI REDIGIDO POR APENAS UM INDIVÍDUO.SUPÕE-SE QUE O LIVRO TENHA LEVADO DE VINTE A TRINTA ANOS PARA SER ESCRITO.
A OBRA ESTÁ CERCADA DE LENDAS,CRIANDO UMA AURA ENIGMÁTICA E INSTIGANTE A SEU RESPEITO.



domingo, 4 de novembro de 2012

GEOGRAFIA

O VIAJANTE
ESCAVA ESTRADAS,
EXSUDA CAMINHOS
E OSMÓTICOS MAPAS
EM SUA PELE.
ELE É UM FACSIMILE
DE SUA VIAGEM.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A LINGUAGEM DOS SÍMBOLOS

    O USO DOS SÍMBOLOS É MUITO ANTIGO E REMONTA À PRÉ-HISTÓRIA,PERÍODO PALEOLÍTICO.OS SÍMBOLOS PRIMITIVOS DAS CAVERNAS,DO FOGO,DO MACHADO DE MÃO E A REPRESENTAÇÃO DOS ANIMAIS,SERVEM COMO METÁFORAS DE BASE PARA COMPLEXAS MITOLOGIAS.OS SÍMBOLOS E RITUAIS DOS PRIMEIROS HUMANOS ALINHOU ESSAS PESSOAS COM A NATUREZA E SERVIU PARA HONRAR AS FORÇAS QUE OS INFLUENCIAVAM.A ENERGIA DO FOGO,POR EXEMPLO,É UM SÍMBOLO DE PODER E DA TRANSFORMAÇÃO.
   NA MESOPOTÃMIA,OS FAMOSOS ZIGURATES FORMADOS POR TRÊS,CINCO OU SETE TERRAÇOS  PODIAM REPRESENTAR OS CÉUS PLANETÁRIOS,A MONTANHA CÓSMICA,A AXIS MUNDI (O EIXO,O CENTRO DO MUNDO),ERAM ESCADAS UNINDO A TERRA AO CÉU
   NA BABILÔNIA,AS ESFINGES COM ASAS (LAMASSU) REPRESENTAVAM O PODER E A SOBERANIA.
   NO EGITO,AS PIRÂMIDES AS PIRAMIDES SIMBILIZAVAM O PODER DA VIDA SOBRE A MORTE,ERAM UM SÍMBOLO DE ASCENSÃO.O ESCARAVELHO CONDUZINDO UMA BOLA DE ESTERCO REPRESENTAVA A TRAJETÓRIA SOLAR.a CRUZ ANSATA ERA O MACROCOS-MO E O MICROCOSMO.
   NA GRÉCIA,A COROA DE LOUROS SIGNIFICAVA VITÓRIA E STATUS SOCIAL.A LIRA,A HARMONIA DIVINA.
    A ESPADA CELTA ERA PODER E PROTEÇÃO,AUTORIDADE,VERDADE,JUSTIÇA.
    NO ORIENTE MÉDIO,OS CAMELOS SIGNIFICAM FELICIDADE E PROSPERIDADE.
    NA ÁFRICA,OS TALISMÃS POSSUEM PROPRIEDADES MÁGICAS E ESPIRITUAIS.
    NA ÍNDIA,A FLOR DE LÓTUS REPRESENTA O ESPÍRITO PURO ENRAIZADO NA REALIDADE MUNDANA.
    EM SUMA, TODOS OS POVOS E CULTURAS UTILIZAM OS SÍMBOLOS.