sábado, 24 de novembro de 2012

A TRILOGIA DE ORESTES,de Ésquilo

   A TRILOGIA DE ORESTES OU ORESTÍADA DE ÉSQUILO É,POR CERTO,UMA DAS OBRAS TRÁGICAS MAIS IMPORTANTES DA LITERATURA GREGA.É CONSIDERADA UMA DAS MAIORES REALIZAÇÕES DA MENTE HUMANA POR SUA ALTA CARGA DRAMÁTICA, ALÉM DA FILOSOFIA E POESIA DE GRANDE QUALIDADE.
    TRATA-SE  DE UMA TRAGÉDIA QUE CONTA A HISTÓRIA DE CRIMES NA CASA DOS ATREUS:A VINGANÇA DE ORESTES AO MATAR SUA MÃE CLITEMNESTRA PARA VINGAR A MORTE DO PAI AGAMENON.FOI ESCRITA POR VOLTA DE 480 a.C.
   PERSEGUIDO PELAS FÚRIAS,ELE TERÁ DE REAVALIAR OS SEUS ATOS.
   A PRIMEIRA PEÇA É AGAMENON. ESTE,VOLTANDO DA GUERRA DE TRÓIA,ENCONTRA A ESPOSA INFIEL DISPOSTA A ASSASSINÁ-LO POR TER SACRIFICADO A PRÓPRIA FILHA EM HONRA AOS DEUSES COM O INTUITO DE OBTER BOM DESEMPENHO NA GUERRA.ELA EXECUTA SEU PLANO COM SUCESSO.
   EM AS COÉFORAS,SEGUNDA PEÇA DA TRILOGIA,CLITEMNESTRA ESTÁ GOVERNANDO ARGOS JUNTO COM EGISTO.ELECTRA,QUE HAVIA ESCONDIDO SEU IRMÃO ORESTES,INCITA-O À VINGANÇA,QUE ENFIM MATA A MÃE E SEU AMANTE.
   EM AS EUMÊNIDES,ORESTES É JULGADO PELAS FÚRIAS,QUE DEFENDEM A NECESSIDADE DE O HOMEM TER UM BOM CORAÇÃO E DEVE SE SUBMETER À AUTORIDADE DA JUSTIÇA.
   A DEUSA ATENA DECIDE A QUESTÃO E ENFIM AS BENÇÃOS RECAEM  SOBRE A CASA DE ORESTES,AFATSNADO DEFINITIVAMENTE AS ANTIGAS MALDIÇÕES.
  
  

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial