sexta-feira, 30 de novembro de 2012

BESTIÁRIOS MEDIEVAIS


   OS BESTIÁRIOS FORAM LIVROS TIPICAMENTE DO PERÍODO MEDIEVAL.ALÉM DE DESCREVEREM AS ESPÉCIES ANIMAIS,POSSUÍAM CARACTERÍSTICA SIMBÓLICA E ALEGÓRICA,TRATANDO A RESPEITO DE VÍCIOS E VIRTUDES.
    OS TEXTOS ERAM CONSTITUÍDOS POR PEQUENAS NARRATIVAS COM CARÁTER MORAL E DIDÁTICO,NÃO TINHAM,PORTANTO,INTENÇÃO CIENTÍFICA OU DE HISTÓRIA NATURAL.AO CONTRÁRIO,CONTINHAM UM TEOR TEOLÓGICO MORALIZANTE.
    ERAM PRODUZIDOS NOS MOSTEIROS E SE DIRIGIAM AO PÚBLICO RELIGIOSO
    A NARRATIVA DO LEÃO ABRIA TODOS OS BESTIÁRIOS POR SER CONSIDERADO O REI DOS ANIMAIS,PROPORCIONANDO A POSSIBILIDADE DE TRATAR A RESPEITO DA MORTE E DA RESSURREIÇÃO,ALÉM DE DEUS PAI E DEUS FILHO.
    OS BESTIÁRIOS TIVERAM SUA ORIGEM NA LITERATURA GRECO-LATINA,MAIS ESPECIFICAMENTE NA OBRA O FISIÓLOGO OU O NATURALISTA ENTRE OS SÉCULOS I A III,EM ALEXANDRIA.A REFERIDA OBRA CARACTERIZA-SE POR EFETUAR ,INICIALMEN-TE UMA CITAÇÃO DA BÍBLIA,A DESCRIÇÃO DO ANIMAL E A INTERPRETAÇÃO MORAL E ALEGÓRICA A SEU RESPEITO.
    TENDO SE TORNADO EXTREMAMENTE POPULAR,O TEXTO FOI SE TRANSFORMANDO AO LONGO DO TEMPO ATÉ TORNAR-SE O BESTIÁRIO,QUE TEVE INÍCIO PROPRIAMENTE NA INGLATERRA.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial