quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Miragem


Minha cidade é feita de pedra
escavada e esculpida
nas névoas do tempo,
sonho sólido liquefazendo
os mistérios da sombra.

Nada é mais sólido
do que esta miragem
erodindo paredes de sonhos.

Minha cidade é minério e espírito
entrelaçados
em raízes de pedra
e flores de espuma
acolhendo a imensidão
da concha onde moro.

(Imagem: Google)

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Enigmas


VIGÍLIA

   Velório. O homem,vestido de preto.A mulher,também. Ela, de olhos fechados. Ele,também. O sebo da única vela escorre para o chão. Quatro olhos se abrem. Trevas.


PRAGA

   Um menino procurando um grilo.A mãe procurando pelo menino.O avô do menino procurando por ela. N a relva,um gafanhoto.

domingo, 18 de fevereiro de 2018

A Arte de Ser e Existir


O desencontro encontra
sua proporção,
medida que aponta
para a própria mão.

Um modo unido
de desfazer
o acontecido
para acontecer.

Acontecimento sem injúria
que destece
riqueza e penúria
e depois se tece.

Um desvalimento
sem coisa perdida,
seu retraimento
é tornar-se vida.

Uma história
sem escrita ou linha,
persongaem ilusória
que se conta sozinha.

Quase relato
na mesma proporção
em que o fato
torna-se invenção.

Narrador e narrado
em perfeita sincronia,
pergaminho dobrado,
mil e uma noites num só dia.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Internacional



    Meu poema King Lear and The Fool  Foi selecionado e faz parte da antologia Shakespeare Sings.      O poema também teve destaque especial. recebi o certificado FOR WINNING THE JURY'S SPECIAL APPRECIATION.
    O concurso foi promovido pelo Departamento de Inglês do Farook College, do estado de Kerala, na Índia.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Resenha



    A peça teatral o Mercador de Veneza de William Shakespeare é uma de suas melhores comédias.  A história gira em torno do casamento de Pórcia  e o enigma que seus pretendentes precisam solucionar corretamente. Fazendo a escolha certa, o pretendente  conseguirá desposá-la.  Para que toda a situação tenha um final adequado,no entanto, Pórcia terá de resolver a questão referente a Shylock e questões financeiras. De modo engenhoso, mais uma vez ela obtém a solução para os conflitos. De modo que, neste caso que ,desde o início, envolve questões de casamento e dinheiro, ela é a protagonista. Aliás, as mulheres são decisivas na história,pois a filha de Shylock foge de casa para se caras e por não suportar o pai, cuja vida transcorre sempre em torno dos bens materiais.
   Shakespeare consegue criar situações, problemas e respostas para as dificuldades de um modo cômico,crítico,sagaz e ,ao mesmo tempo,de certo modo, revela também os preconceitos de sua época ( e que transcendem sua época,diga-se de passagem).
    Como sempre, os diálogos são brilhantes. Diz Shylock:
     Se vocês nos furam,não sangramos?Se nos fazem cócegas,não rimos?Se nos envenenam,não morremos?
    Nem é necessário dizer : Shakespeare é sempre indispensável. Nesta época de bestsellers fúteis e fabricados com o único propósito de vender, ler os clássicos é fundamental.
  
   

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Flora




A raiz
do intenso vibra
no vórtice do irrestrito,
realinhando
istmos
no continente da flora.

Árvore
anêmica de medos
a respirar
o fúlgido
em coreografia de folhas.
Insano
que se repara
na instabilidade
do estático.

Flora.

(Foto: Cleber Pacheco)


segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Carta


Recebi carta do escritor Enéas Arthanázio, de Santa Catarina, comentando o meu livro ENTES:

"Comecei a ler Entes e não consegui parar antes do fim.(...)Você criou uma atmosfera sufocante que vai do início ao fim(...)E não poderia haver melhor resultado para uma obra surreal.A linguagem é muito rica,personalíssima e marcante.Uma das novelas melhores que li. Meus parabéns!"

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Resenha


    O livro de contos A Tumba e outras histórias de H. P. Lovecraft, publicado pela L& PM, contém histórias anteriores ao período em que o autor elaborou um mundo mais particular, com relatos de seres monstruosos anteriores ao homem,querendo a todo custo retornar à Terra. O chamado horror cósmico, que gerou um livro inventivo como O Chamado de Ctulhu.
   As histórias presentes no volume mostram um autor cheio de fantasia,quase delirante, querendo causar pavor e medo a qualquer custo, o que acaba soando forçado. Tudo tem de ser espetacular. E acaba no espetaculoso. Querendo ser horripilante, acaba caindo num homor involuntário.
   A avalanche de adjetivos soa meio cômica. Não há um substantico sem dois ou três adjetivos grandiloquentes. Isso torna a leitura cansativa,causa desconfiança no leitor mais atento.Como resultado, o estilo não convence.
    Não por acaso o melhor conto é O Clérigo Diabólico. Texto curto,com final impactante, consegue realizar o seu propósito.
    Uma coisa é certa: Lovecraft não é Poe. Sequer chega perto do refinamento e  da maestria de  escritores ingleses que souberam explorar o gótico. O seu interesse se mantém pela capacidade imaginativa de suas fantasias.