sábado, 30 de dezembro de 2017
sexta-feira, 29 de dezembro de 2017
Resenha
UM livro breve e esclarecedor, O ESPÍRITO DO ZEN de Alan Watts consegue realmente elucidar ,dentro do possível,o que é o Zen. Uma raridade,pois mesmo os chamados orientalistas,não raro, não alcançam a verdadeira complexidade,simplicidade e as profundezas do pensamento do Oriente. Trata-se,portanto,de um grande feito.
Dividindo o livro em cinco capítulos, o autor explica as origens,o segredo,a técnica do Zen e ainda explica como é uma comunidade zen e a influência deste modo de vida em todo o Oriente.
O texto estabelece,ainda, a ligação com o Taoísmo, suas semelhanças e diferenças, além de estabelecer a distinção entre as principais correntes do budismo.
Explicar o que é o Zen não é uma tarefa fácil., pois se trata de algo que repudia o pensamento filosófico, a rigidez das religiões, nem se baseia em livros sagrados. Trata-se de uma corrente viva, transmitida de mestre para discípulo, fazendo uso dos koans ( histórias aparentemente absurdas) para se chegar ao Satori (iluminação).
Afirma o autor:
(...) para o Zen o problema da vida é passar além das duas alternativas da afirmação e da negação,pois ambas obscurecem a verdade (...)."
Pode-se sintetizar a força do Zen no seguinte trecho:
" (...) a vida nunca poderá ser entendida em sua essência nem possuída ou paralisada à força (...) esse desprendimento é a aceitação da vida como ela é, como algo que não pode ser propriedade de ninguém, que é sempre livre,espontâneo e ilimitado".
Trata-se de uma grande contribuição para o entendimento do espírito do zen,como propõe o título.