sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Livro: NA SALA ESCURA

   Na Sala Escura, livro do escritor,tradutor e cinéfilo Chico Lopes, publicado pela editora Penalux, proporcionou-me um grande prazer.Apesar de ter 224 páginas,li apenas em dois dias.  Os diversos ensaios tratam a respeito de filmes apreciados pelo autor. Filmes de qualidade,é claro,muitos deles também meus favoritos.
   Há uma série de textos a respeito de Hithcock ,analisado com maestria,além de Visconti, Bertolucci,David Lean, David Lynch,entre outros.  Há também um excelente comentário da adaptação para o cinema de A Volta do Parafuso,de Henry James, com o título de Os Inocentes. Há ainda espaço para o cinema nacional, como não poderia deixar de ser.
   Os textos são fluentes,de leitura extremamente agradável e as análises são feitas com profundidade e perspicácia. Chico Lopes aproxima-se do leitor ao contar a sua trajetória pessoal como cinéfilo, tornando o livro algo vivo e caloroso,além de aumentar o interesse pelos filmes comentados.
    Todos aqueles que apreciam o bom cinema vão se deleitar com cada página. E aqueles que ainda não conhecem os filmes mencionados vão querer assisti-los. Além disso, o autor nos oferece uma visão crítica a respeito da indústria cinematográfica atual, com seus excessos de efeitos especiais e não raro, superficialidade.
    Leia e deleite-se.
   

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial