segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

FILOSOFANDO

    Os antigos ritos iniciáticos eram um modo de preparar os candidatos a vivenciar uma profunda experiência interior com o devido assessoramento.Todavia a experiência em si mesma só poderia ocorrer individualmente e de modo único.
    A meditação,em suas diversas vertentes,valoriza o despertar da percepção e um alargamento da compreensão a respeito de si mesmo e da existência.
   Com Santa Teresa de Ávila vemos a defesa dessa experiência pessoal e intransferível que é profundamente transformadora,despertando a consciência para novas realidades. Já no século XVI era combatida e vista como herege.A mesma atitude de defesa da busca interior ocorreu com diversos místicos ao longo de tempo.
   Na filosofia de Bergson encontramos um outro viés desse mergulho,mas que mantém o seu caráter de singularidade com "regras" próprias.
   Na literatura, o estilo introspectivo de Clarice Lispector,por exemplo,nos leva a explorar caminhos muito além do estabelecido pelos sistemas vigentes.
      Ou seja, há uma longa tradição desenvolvida através da história que nos prepara ou incentiva a buscar uma compreensão própria da realidade.
    Atualmente é inevitável detectarmos um empobrecimento radical dessa mesma tradição limitando as pessoas ao individualismo solitário e,não raro,egocêntrico,empurrando-as cada vez mais para o isolamento e o consumismo como um falso modo de compensação.Por outro lado,há uma ditadura do coletivo,no sentido de que só tem valor o que o grupo ou a tribo determina como válido.A democracia cada vez mais se parece com fascismo.As religiões cada vez mais se confundem com fundamentalismo.Parece que estamos caminhando para uma nova Idade Média.
   Acredito,porém,que a experiência singular de conhecimento,de mergulho no desconhecido não pode ser desvalorizada e suprimida.O despertar da consciência é uma necessidade humana incontestável e intransferível,inerente a todos nós,queira o sistema ou não.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial