sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

RESENHA

Há vários anos a série AS BRUMAS DE AVALON de Marion Zimmer Bradley se tornou um fenômeno editorial. Mas somente agora decidi ler o texto, que me surpreendeu positivimanete. Na verdade comecei pelo livro A CASA DA FLORESTA, onde a história realmente tem início. A autora aborda um mundo mais primitivo, por assim dizer, com ritos que hoje consideramos "selvagens" e foca a narrativa no conflito entre romanos e druidas para contar a história de amor proibido entre um soldado e uma sacerdotisa eo surgimento de Avalon. No segundo volume, SEnhora de Avalon, há uma longa passagem temporal, pois a história ocorre em três períodos diferentes, desde o afastamento daquele reino do mundo humano, permanecendo então num entremundos, até a prepração para a vinda do Merlim. Conflitos com a Bretanha e os saxões permeiam as narrativas e o gradativo afastamento entre paganismo e cristianismo, que ganha ênfase nos quatro famosos volumes: A SENHORA DA MAGIA, A GRANDE RAINHA, O GAMO-REI e O PRISIONEIRO DA ÁRVORE. Morgana é a narradora dos quatro volumes e uma personagem muito marcante, bem desenvolvida e a mais interessante dos livros. Complexa, contraditória e cheia de conflitos, vive um drama que envolve todos os personagnes principais: Arthur, sua esposa Guinevere, profundamente católica e perturbada por sentimentos de culpa, Lancelote e quase todos os demais personagens, incluindo os secundários. Morgana realiza um intensom e doloroso aprendizado em seu conflito com o cristianismo uma vez que é representante do paganismo, embora sirva à Deusa de modo conturbado. Paganismo e cristianismo, matriarcado e patriarcado, triangâulo amoroso, traições, mortes, magia e rituais se desenrolam ao longo da narrativa ,marcada ainda por jogos de poder e sedução. É possível perceber que há um mergulho intenso no isticismo e que toda a narrativa é mutio bem estrturada. Trata-se deuma série de fantasia que influenciou praticamente tudo o que veio depois, mas mantendo uma qualidade melhor que a grande maioria das suas sucessoras. [ [

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