sexta-feira, 30 de junho de 2017

Livro


  O pequeno livro Como Aprendi a Escrever de Gorki contém ideias  interessantes do autor. Ele divide os escritores em duas correntes básicas: românticos e realistas. E afirma que os melhores escritores conseguem mesclar as duas tendências. E cita como exemplos Balzac, Turgueniev, Tolstoi, Gogol, Leskov, Tchekov. E afirma:

   Esta fusão do realismo e do romantismo é especialmente característica de nossos grandes escritores.

    Daí surge o questionamento: de onde surge a vontade de escrever? A resposta vem de um dos seus correspondentes: para embelezar,por meio da imaginação,uma vida de miséria. Ou do excesso de impressões decorrentes das vivências cotidianas, conforme afirmou outro correspondente.
   E aí Gorki comenta:

    comecei a escrever  devido à pressão  que exercia sobre mim a 'vida de pobreza e tristeza' e porque tinha  tantas impressões que não podia deixar de escrever.

   E assim ele relata algumas lembranças a respeito do que viu e viveu e também prossegue expressando sua opinião a respeito de diversos autores. E, algo interessante, relata algumas de suas experiências de leitura.
   Em suma, trata-se de um livro para quem se interessa pelo ato de escrever,pela literatura,para pesquisadores, estudiosos, para candidatos a escritor e para quem já é escritor.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial