segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

MALALA de Viviana Mazza

   Uma breve biografia a respeito de Malala - a menina mais corajosa do mundo , a jovem que queria estudar apesar da proibição do Talibã. Eis um modo de resumir o livro. Mas ele é mais do que isto. Ele pode simbolizar a resistência à opressão, o desejo de aprender  apesar das circunstâncias desfavoráveis, uma amostra da pós-modernidade e suas contradições,as consequências do fanatismo religioso.
    Um texto simples e breve, com capítulos curtos e de fácil leitura contendo boas ilustrações.
    Trata-se de uma leitura acessível  que pode despertar o interesse de diversas fixas etárias de leitores.
     Existem muitos momentos marcantes na narrativa da jornalista italiana Viviana Mazza além do atentado propriamente dito que  malala sofreu. A convivência com as colegas e com a família  produz imagens comoventes e que demonstram bem os conflitos no Paquistão.
   Contando o que aconteceu antes e depois do atentado, a autora consegue nos fornecer um breve retrato da menina que ganhou o prêmio Nobel da Paz.
   O Ocidente ainda tem dificuldade de entender o Oriente. Talvez o livro não desvende toda a complexida-de dos fatos históricos nem é esta a sua pretensão. Trata-se, na verdade, de um retrato humano que nos toca e faz pensar.
 
 

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Olá, li este livro para uma ficha de leitura da escola, necessito da biografia da autora e não consigo achar, será que teriam como me ajudar?? Desde já agradeço

2 de agosto de 2015 às 11:47  
Blogger cleber pacheco disse...

Infelizmente não tenho informações a respeito da autora.

3 de agosto de 2015 às 15:53  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial