domingo, 25 de janeiro de 2015

HISTÓRIAS DE MULHERES de Rosa Montero

   Biografias podem ser fascinantes.Elas nos revelam como o biografado construiu a sua vida,os seus êxitos e fracassos,suas alegrias e dramas.Com textos breves de quatro a cinco páginas, a espanhola Rosa Montero aborda a vida de dezesseis mulheres em diferentes épocas e lugares.
   Muitas delas foram escritoras ou estiveram ligadas ao mundo da intelectualidade.Ou buscaram caminhos alternativos .
   Lendo os textos, ficamos sabendo mais a respeito do lado desconhecido da vida de Agatha Christie,por exemplo.Ou das peculiaridades de lady  Ottoline Murrell, dos sofrimentos da pintora Frida Kahlo , o talento de María Lejárraga,da loucura de Aurora Rodríguez, da intrepidez das irmãs Bronte, da crueldade de Irene de Constantinopla.
   A autora não se limita a mostrar apenas um lado heroico ou de vítima. A abordagem inclui o lado sombrio de cada uma delas.
   Os relatos são fascinantes e ficamos com vontade de que os textos sejam maiores e mais detalhados. Cada trajetória apresenta a variedade da vida humana e seus conflitos existenciais,bem como as tentativas de solução para os percalços de que fazem parte de qualquer travessia.
   Sim,há também o que elas realizaram  (ou tentaram realizar) de modo ousado e desafiador, buscando caminhos  próprios e suas identidades num mundo machista que sempre se negou a dar voz ao gênero feminino.
   Leitura interessante para homens e mulheres que se se interessam por conhecer os intrincados meandros da alma humana.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial