Resenha
Autor do clássico Pais e Filhos, o escritor russo Turguêniev escreveu outros livros hoje menos conhecidos. Um Ninho de Fidalgos é um romance interessante que aborda não apenas questões de classes, mas principalmente a possibilidade de ser feliz.
Com uma narrativa detalhada e interessante, ele nos relata a história de Fiódor, traído pela esposa em Paris e o seu retorno ao meio rural, onde passa a viver. Em sua chegada conhece Liza, por quem acaba se apaixonando. Ele antevê uma nova oportunidade em sua vida. Até que o inesperado acontece.
Liza é personagem cativante. Jovem, bela e com um coração puro, atrai as atenções de Panchim, um rapaz diletante, acostumado a circular com êxito no meio social, porém vazio de ideias próprias e também o velho e amargurado compositor Lemm, cujas esperanças de uma vida melhor já foram destruídas há muito tempo.
O texto contém poucos personagens, apresenta-os e depois retoma o passado para que os compreendamos melhor e para desenvolver posteriormente o enredo . Conflitos emocionais e morais acabam por aflorar fazendo com que a ação, que inicia lenta, vá se precipitando para um final onde os acontecimentos conduzem a tentativas de soluções diante do impasse ético, religioso e pessoal.
Para quem aprecia os romances do século XIX , trata-se de uma boa opção de leitura.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial