sexta-feira, 20 de março de 2020

RESENHA


  O DIÁRIO DE NISHA de Veera  Hiranandani  é um emocionante relato de uma menina de  12 anos que escreve  os acontecimentos de sua vida como se  conversasse com sua mãe já falecida.   Poderia ser piegas, mas não é.   A jovem Nisha conta e comenta os fatos do seu dia a dia, incluindo, como não poderia deixar de ser, a sua família: o pai médico, o irmão que prefere desenhar a estudar, o criado muçulmano Kazi, com quem gosta de cozinhar e sua dadi ( a avó).
   Sua vida é subitamente alterada pelos fatos: a independência da Índia em 1947 e suas assustadoras consequências, a divisão do país e a criação do Paquistão, os conflitos entre hindus, muçulmanos, sikhs, etc. Obrigada a fugir de sua cidade por ser de família hindu (embora a mãe  tenha sido muçulmana),  Nisha  e seu grupo familiar tem de fazer uma perigosa travessia, viajando a pé e de trem para chegarem a salvo ao seu destino. 
   Enfrentando fome, sede, doença e a violência que se espalha  entre os dois países, Nisha faz  vários questionamentos, tentando entender a si mesma, o comportamento de seu pai e do irmão Amil, bem como o comportamento das pessoas diante da situação. Sua descoberta do mundo passa por provações difíceis e ela  tenta dar sentido a tudo o que acontece para situar-se e descobrir sua identidade.
   Trata-se de uma escrita simples, porém sensível.  E a edição da DARKSIDE é  muito bonita. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial