domingo, 24 de novembro de 2019

Resenha


   AS NOVE PÁGINAS DE ALBERTO SILVA  do escritor ÁDLEI CARVALHO foi o primeiro romance publicado pela Editora Coralina.
   O livro abarca vários anos  e narra  tanto a história de Alberto Silva  quanto do seu pai, um português que embarcou clandestinamente para o Brasil e aqui constituiu família.  São trajetórias marcadas por acontecimentos históricos  em que a política acabou interferindo de modo decisivo na vida dos personagens., deixando marcas  impossíveis de serem apagadas.
   Tanto na época do governo de Getúlio Vargas quanto nos anos 60, períodos caracterizados por ditaduras, as histórias são contundentes e muito significativas.  Ninguém fica impune aos acontecimentos: nem personagens nem os leitores. A leitura, aliás, vai nos envolvendo e acompanhamos com nítido interesse  as peripécias e as dificuldades enfrentadas, os desafios e perigos , assim como todas as emoções suscitadas.
   À medida que os fatos se sucedem,  nossa curiosidade é aguçada e a tensão aumenta, gerando expectativas. A narrativa prende do começo ao fim.
   Todavia, o romance não é apenas um apanhado histórico, vai além. É, sobretudo, uma história  muito humana, de sofrimentos,  conflitos e sentimentos marcantes. Em meio a tanta violência, o amor permanece e vai costurando os acontecimentos , conduzindo a narrativa até o final marcante.
    Dentre todos os personagens, a meu ver, Sumiço é um grande destaque. Pode-se afirmar que já é um dos personagens inesquecíveis da  Literatura Brasileira.
   O final do livro comove. Confesso que acabei indo ás lagrimas. Não há como evitar.
   Um romance significativo, necessário e corajoso neste período de obscurantismo e de democracia fragilizada, denunciando o horror da prepotência e de qualquer ditadura.
   Merece nossa leitura e atenção.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial