quinta-feira, 24 de outubro de 2013

RETRATOS (3)

DONA ZAIDA

Comecei a aprender piano tarde.E dona Zaida foi minha segunda professora,por assim dizer.Ela era uma senhora já com uma certa idade quando a conheci.Tinha a metade da minha altura,sempre bem arrumada,animadíssima.Além de piano,ensinava acordeon.
Sua vitalidade me impressionava.Acordava muito cedo,percorria uma longa distância até a aula de yoga antes de dar início às suas lições.Voltava para casa ao meio-dia,fazia almoço e retornava à tarde para dar continuidade ao trabalho.Estava sempre rindo (a não ser quando se zangava ao constatar que a lição de piano não havia sido estudada o suficiente).
E,é claro,tocava muitíssimo bem. Adorava ouvi-la.Às vezes pedia para ela demonstrar como era a partitura apenas para ouvir a sua execução.Percebendo o meu pequeno truque,às vezes consentia.Noutras,recusava-se a fazê-lo.
Outra característica é que ,ao conferir alguma nota musical na página,levantava os óculos "para enxergar melhor',dizia e sempre achávamos graça.Ou então,durante algum comentário,dizia "falando nisso,que nada tem a ver com isso...".
Certa vez me disse que eu tinha a capacidade de interpretar qualquer música à minha maneira e que aquilo era um talento inato.Ou a pessoa nascia com ele ou simplesmente não tinha.Foi um grande dia para mim.
Em um de seus aniversários,dei-lhe um livro a respeito de música brasileira e ficou muito contente.Em duas ocasiões,tive de interromper os meus estudos.E retornei,pedindo para continuarmos com receio de ouvir um "não".Mas sempre ouvi "sim".
O fato é que nunca terminei meus estudos de piano,tive de ir embora e fui seguir meus estudos literários.Todavia,todos os anos eu mandava um cartão ou ligava para ela.
Então liguei num Natal e o seu filho atendeu.Pedi para falar com a professora.Ele perguntou o meu nome.Respondi.Contou-me que ela havia falecido há alguns meses.Senti uma imensa tristeza,fiquei sem voz,as lágrimas escorreram.E ele me disse:"ela sempre falava em você,gostava muito de você".
Para mim foi e não foi,ao mesmo tempo,uma surpresa.
Desliguei o telefone em silêncio.
Tive muitos sonhos com a dona Zaida depois disso.Neles,eu estava sempre indo para a aula de piano e,de um certo modo,ela continuava a me dar lições.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial