segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Autor Convidado

 


Natural de Cachoeira do Sul/RS, Cecilia Kemel sempre esteve ligada às letras. Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa e Brasileira pela UFRGS, tem publicações de poemas, contos, crônicas e crítica literária em meios jornalísticos, antologias poéticas impressas e em meios digitais. Conquistou prêmios e classificações em vários segmentos literários, faz parte da Academia Cachoeirense de Letras, da Academia de Belas Artes do RGS, e é associada da AGES - Associação Gaúcha de Escritores. Publicou uma obra solo na área da Antropologia pela Edunisc e, em 2022, o livro de poemas O Livro, pela Editora Bestiário. Em 2023, lançou o livro de contos Para mulheres que..., pela mesma Editora Bestiário. Para 2024, encontra-se em andamento a publicação do ensaio crítico Eduardo Jablonski, o maestro das letras e do livro de poemas Moinhos moem o tempo. Ainda em preparação, outra coletânea poética sob o título de Angra.


      


                                                                                           

                                                           Conto Breve

 

 

Às vezes me sinto presa

em dores que não são minhas

 

Muitas vezes sou Alice

Outras vezes sou Rainha

 

Meus sonhos são tempestade

em meio copo de vinho

Meus poderes?

Adivinho. Faço contas. Desconfio.

 

De cristal são meus sapatos

Ando no fio da verdade

mas não ultrapasso a linha

 

No fim

estrela ascendente

sou sempre Fada Madrinha. 



 

Ser

 

Eu queria ser lenta

e verde

e sem mistérios

 

Despejar os fantasmas

que me habitam

alugar outros risos

para o meu sorriso

 

Navegar noutro céu

noutro planeta

 

Deixar dobrar os Sinos

da Agonia*

 

Ler outro livro

procurar estrelas

 

Ser apenas um risco

acentuando

a linha.

 

*Referência a Autran Dourado

 

 


Livre pensar é só...

 

Sabes quanta verdade

um rio carrega

no seu leito de pedras?

 

Sabes quanta doçura

o teu jardim transporta

no labor das abelhas?

 

E as andorinhas

na leveza do voo

sabes quanta escolha?

 

O peso cansado

que descansa em meus ombros

conheces?

 

E o tempo?

Sabes por quanto tempo

no fogo da paixão

a lenha estala?

 

Silêncio.

A musa cala.



Vórtex

 

Agulhas de prazer

vigiam

minhas alças de vermelho linho

nas veias

ácido ríspido

vórtice e vinho.

 

A rotina

dos sagrados desejos

recomposta

na fila dos desatinos

entre os premiados vícios.

 

Tua voz acesa

me arranca delírios.

 


 

 

em “Moinhos moem o tempo”

                                                                                                ( a sair em 2024).                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Gosto da leveza profunda e reflexiva, das palavras agridoces e ácidas, que desvendam um "eu" tão consciente de si e tão intuitivo em suas buscas. Parabéns Cecília!
Um Beijo Mágico em teu coração da BruxAmiga: Mara Garin.

29 de janeiro de 2024 às 14:06  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial