domingo, 4 de março de 2018

Resenha


   
   Hoje em dia não são muitos os escritores que trabalham a linguagem em vez de se utilizarem de um texto simplista para facilitar a vida do leitor.  Por isso aprecio especialmente aqueles que evitam o seu empobrecimento, demonstrando,ainda, domínio sobre a arte das palavras. É o caso de Alberto Lius Caldas neste belo romance VENEZA, editora Penalux, 2016.
   Trata-se de um livro com um estilo barroco, repleto de significados. Veneza, cidade do belo, assenta-se sobre a sua própria miragem, flutuando sobre águas sujas e limosas. Como uma flor de lótus, que nasce em águas lodosas e permanece como símbolo da  pureza, a cidade é um contraste entre o ideal de beleza e do sublime e lado obscuro da vida humana. É um romance que se desvencilha das aparências para revelar o aspecto sombrio da existência sem, no entanto,perder de vista o ideal que nos leva a seguir adiante e trilhar caminhos em busca do inalcançável.
   A história remete aos romances libertinos do século XVIII,mas não é isso. Simula ser uma história de aventuras e também não é. Parece relato de viagem e subverte as regras do gênero. Poderia ser um romance de formação e vai muito além.  VENEZA é um livro labiríntico. Uma jornada de ilusão e desilusão que destitui as cômodas classificações. Há uma busca que nunca chega a alcançar resultados, ao menos não aqueles que preencheriam as expectativas do personagem e do leitor. O texto transita pelas incertezas, pelas frustrações. Beleza e prazer são miragens que resultam em sabor amargo. Ainda assim o autor evita o tom trágico. Trata-se mais de um despojamento, de um desnudamento onde as diversas máscaras vão caindo uma a uma, revelando o vazio de qualquer empreendimento humano:
     Sendo feita de água,de areia,de lama,de vento,de bruma não é jamais uma cidade apenas.A minha Veneza está sempre entre esses muitos que fui,os muitos que sou e as ilimitadas metamorfoses das suas substâncias vaporosas.E na multidão de todas essas faces continuamos a ter um rosto.Todos feitos de spro e sonho de mar. 
   Em suma, trata-se de um livro para quem aprecia escrita de qualidade e boa literatura.
 
   

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial