segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Resenha



    A peça teatral o Mercador de Veneza de William Shakespeare é uma de suas melhores comédias.  A história gira em torno do casamento de Pórcia  e o enigma que seus pretendentes precisam solucionar corretamente. Fazendo a escolha certa, o pretendente  conseguirá desposá-la.  Para que toda a situação tenha um final adequado,no entanto, Pórcia terá de resolver a questão referente a Shylock e questões financeiras. De modo engenhoso, mais uma vez ela obtém a solução para os conflitos. De modo que, neste caso que ,desde o início, envolve questões de casamento e dinheiro, ela é a protagonista. Aliás, as mulheres são decisivas na história,pois a filha de Shylock foge de casa para se caras e por não suportar o pai, cuja vida transcorre sempre em torno dos bens materiais.
   Shakespeare consegue criar situações, problemas e respostas para as dificuldades de um modo cômico,crítico,sagaz e ,ao mesmo tempo,de certo modo, revela também os preconceitos de sua época ( e que transcendem sua época,diga-se de passagem).
    Como sempre, os diálogos são brilhantes. Diz Shylock:
     Se vocês nos furam,não sangramos?Se nos fazem cócegas,não rimos?Se nos envenenam,não morremos?
    Nem é necessário dizer : Shakespeare é sempre indispensável. Nesta época de bestsellers fúteis e fabricados com o único propósito de vender, ler os clássicos é fundamental.
  
   

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial