sábado, 19 de agosto de 2017

Resenha


    No romance Enclausurado ( Nutshell) de Ian McEwan a narrativa tem um ponto de vista original: ainda no útero, um bebê conta a história de sua mãe e do amante dela que planejam assassinar o seu pai, um poeta fracassado e editor de outros poetas que, assim que conseguem algum reconhecimento, o abandonam sem remorso.
   Livro contundente, desconcertante, provocativo, cheio de humor e sarcasmo, por vezes nos assombra. Cumplicidade,conflito, ódio e amor, rejeição, abandono, traição, mediocridade, desajuste, ânsia pela vida, o perigo da morte, crueldade, vício, beleza,banalidade. Muita coisa está ali. \E tudo é mensurado por alguém que ainda nem nasceu. Por isso mesmo é capaz de sinceridades e,até mesmo, de alguma hipocrisia e cinismo.
   Muito bem escrito e provocativo, o livro faz uma reflexão a respeito do nosso tempo, da condição humana, do talento e da falta dele, dos temores e das ousadias, das incongruências e contradições humanas, com suas fraquezas. Há muito para se observar,perceber,analisar, embora o texto não seja muito longo. Isso é raro na literatura contemporânea, onde há muitos livros corriqueiros com pouca coisa para dizer.
   Pode-se afirmar que é um romance instigante, feito para refletirmos, sentirmos, misto de humor e de espanto.  A história nos prende e surpreende o tempo todo.
   Posso,com certeza, incluí-lo na lista dos melhores livros que li este ano.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial