A VIDA FELIZ ,de Sêneca
Lucius Annaeus Sêneca nasceu no século 4 a.C..Foi filósofo e poeta romano.Defendia a renúncia dos bens materiais,o domínio das paixões,a indiferença diante das reveses do destino.
O trecho a seguir demonstra bem isso:
" Pode-se ainda definir o homem feliz como aquele que desconhece outro bem, ou outro mal senão uma virtuosa ou perversa vontade,cultivador da honestidade e satisfeito em ser virtuoso,que não se abate nem se exalta com os rumos de seu fado e que não conhece bem maior do que o bem que consegue alcançar por si e que,por fim,tem como verdadeiro prazer o desdém dos prazeres(...0
(...) feliz o homem dotado de reto juízo;feliz quem se contenta com seu estado e condição qualquer que seja,e aprecia o que é de sua posse;feliz quem confia â razão a ger~encia de toda a sua vida(...)
O sumo bem é imortal e ignora fastio e remorso;em verdade,a mente reta nunca volta atrás,não guarda ódio por si mesma,não modifica vivências que são sempre corretas:o prazer,ao contrário,cessa quando é demasiado para o seu estreito espaço:chega subitamente,entedia e se enfraquece ao primeiro impulso".
Como se vê,bem diferente da postura hedonista da pós-modernidade.
O trecho a seguir demonstra bem isso:
" Pode-se ainda definir o homem feliz como aquele que desconhece outro bem, ou outro mal senão uma virtuosa ou perversa vontade,cultivador da honestidade e satisfeito em ser virtuoso,que não se abate nem se exalta com os rumos de seu fado e que não conhece bem maior do que o bem que consegue alcançar por si e que,por fim,tem como verdadeiro prazer o desdém dos prazeres(...0
(...) feliz o homem dotado de reto juízo;feliz quem se contenta com seu estado e condição qualquer que seja,e aprecia o que é de sua posse;feliz quem confia â razão a ger~encia de toda a sua vida(...)
O sumo bem é imortal e ignora fastio e remorso;em verdade,a mente reta nunca volta atrás,não guarda ódio por si mesma,não modifica vivências que são sempre corretas:o prazer,ao contrário,cessa quando é demasiado para o seu estreito espaço:chega subitamente,entedia e se enfraquece ao primeiro impulso".
Como se vê,bem diferente da postura hedonista da pós-modernidade.
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