terça-feira, 16 de agosto de 2022

Resenha

 


    Para quem ama os livros  ou gosta de história antiga, o livro O Infinito em um Junco de  Irene Vallejo é um prato cheio.

    A autora aborda a invenção do livro no mundo antigo  tendo como ponto de partida a Biblioteca de Alexandria, por si só fascinante. Além disso, dá ênfase ao mundo grego e ao helenismo, bem como ao império romano.

   A invenção do papiro, a catalogação, como surgiram os códices, o uso do título, a presença do nome do autor no texto, o sumário e uma infinidade de detalhes é explorada de modo saboroso. A leitura e agradável e leve, apesar da profundidade, pois  a autora também  comenta livros de outras épocas,  conta suas experiências como leitora, faz uma reflexão a respeito das origens dos livros e suas possibilidades futuras.  Não se trata de um texto acadêmico frio e formal. A paixão pelos livros é ressaltada em cada linha e conseguimos absorver  o interesse  e o encanto que ela sente pela leitura. 

   Com detalhes muito interessantes e minúcias que enriquecem o livro, acabamos mergulhando em suas páginas atraídos pelo fascínio que os livros exercem  sobre nós. 

   Homero,  Ésquilo, Sófocles, Eurípedes, Virgílio, Sêneca Plauto e Terêncio, Safo, assim como  Paul Auster,  Lawrence Durrel, Proust e muitos outros  são comentados ,trazendo uma nova luz sobre os autores.

    É difícil parar de ler e,ao mesmo tempo, não queremos que acabe. Por aí já se percebe que se trata de uma obra  de fato interessante. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial