sábado, 22 de dezembro de 2018

Resenha


    O livro A Arte do Romance é, na verdade, uma compilação de nove textos que a autora publicou em diferentes meios, como o Times Literary Supplement , por exemplo. E é um grande prazer ler todos eles. Com inteligência, humor e um olhar afiado, a autora fez reflexões a respeita da leitura e da escrita.
   Uma questão fundamental  é o prazer da leitura. Para ela resgatar isso é mais importante do que a erudição. O leitor comum (nem especialista ou sedentário, isolado do mundo, vestido com seu roupão e meio misantropo), é aquele que lhe interessa. O leitor que sabe mergulhar num livro, encantar´-se com a narrativa, com o poema, com a vida de outras pessoas ou personagens, que consegue saborear capa palavra e cada página é precioso. O encantamento com o livro é a sua tônica e, no mundo de hoje isso é ainda mais necessário.

    (...) estar numa grande livraria , cheia de livros tão novos que as páginas ainda estão quase coladas e o dourado das lombadas ainda está fresco, desperta um entusiasmo tão prazeroso quanto o velho entusiasmo da banca de livros usados.

   Virginia também escreve a respeito de poesia, teatro, biografias, romances escritos por mulheres com sagacidade e de modo prazeroso, principalmente para quem também sente um autêntico amor pelos livros.
   Outro trecho importante que encontramos num dos textos:
 
   O romancista - tal é seu mérito e seu risco - está tremendamente exposto à vida.

   Então ela afirma a respeito do valor de um texto literário:

   Para sobreviver, cada frase precisa ter uma pequena centelha  em seu cerne, e essa centelha, por arriscada que seja, o romancista precisa extrair das chamas com as próprias mãos.

   Com muios trechos memoráveis e páginas deliciosas,  A Arte do Romance deveria ser lida tanto por escritores quanto por leitores apaixonados por literatura.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial