segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Resenha



     Com tradução de Helen Rumjanek, o romance Nada de Novo no Front, de Erich M. Remarque é um livro significativo da literatura com o tema da guerra. No caso, a Primeira Guerra Mundial. Com cenas fortes e impactantes, ele nos faz pensar e sentir. Impossível concordar com a violência e os falsos patriotismos. O autor desmistifica tudo, pondo abaixo as fantasias heroicas, mostrando a realidade nua e crua. A perversidade da violência, a desumanização, o impacto negativo sobre a vda dos combatentes. Quando foi lançado, o livro incomodou e até hoje nos perturba.
   Momentos narrativos como a do combate  num cemitério, ou a situação crítica no lodo em meio ao fogo cruzado, o retorno para casa e,posteriormente, para o front, o final marcante,entre outros momentos, fazem deste romance um libelo a favor da paz,embora não haja nenhum discurso explícito neste sentido.Nem é necessário. A força da escrita e dos acontecimentos fala por si só.
   Numa época de turbulência como este início do século XXI é importante que leiamos a respeito do início do século XX. Aliás, alguns historiadores e pensadores contemporâneos comparam esses dois períodos, afirmando que são muito semelhantes.
   Quando um escritor retrata muito bem uma época, o texto sobrevive ao passar do tempo, pois consegue transcender períodos e efetuar uma abordagem das misérias humanas diante de uma violência sem sentido, que beneficia apenas a interesses escusos de gente sem escrúpulo que usa a guerra para enriquecer.
   Devido a este e por outros diversos motivos, trata-se de um livro que sempre vale a pena ler.
 
 
   

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial