sexta-feira, 8 de novembro de 2013

PERSONAGENS

A literatura moderna,num dado momento,criou personagens simbólicas que representam toda a humanidade.
Cito aqui alguns casos importantes e interessantes.
No conto A QUEDA DA CASA DE USHER,de Edgar Allan Poe,podemos encontrar no nome USHER vários elementos,se desmembrarmos a palavra: primeiro temos US,pronme em inglês que significa nosso; depois o rponome She,que significa ela;a seguir,He,ou seja,ele e,por fim,HER,isto é,dela.
No romance O CASTELO,de Franz Kafka, temos o personagem K.,indicando seu anonimatom e despersonalização.De acordo com o crítico Harold Bloom,o castelo representa o vazio cósmico.
Em FINNEGANS WAKE,James Joyce criou H. C. Earwicker,que muitos críticos interpretam significando Here Comes Everybody (Aqui Vamos Todos Nós).
O escritor Samuel Beckett em seu romance MALONE MORRE ( MALONE DIES) também utiliza o nome da personagem para nos fonrcer a suas visão a respeito da condição humana. Encontramos as palavras MAN (Homem) e ALONE (só.sozinho),retratando a humanidade em estado de prostração e desvalimento,situada numa zona indefinida e precária,em escombros.
No romance A PAIXÃO SEGUNDO GH, de Clarice Lispector, as iniciais parecem indicar GÊNERO HUMANO,de modo que a personagem representa o ser humano em geral.
Outros autores fizeram o mesmo,mostrando a necessidade de um determinado período histórico-literário criar seres emblemáticos,realizando uma profunda reflexão a respeito de nossa existência.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial