terça-feira, 22 de janeiro de 2013

SOB O VULCÃO,de Malcolm Lowry

   O romance SOB O VULCÃO de Lowry é,sem dúvida,uma das obras-primas da literatura contemporânea.
   A história se passa num único dia,mais precisamente o Dia dos Mortos,no México:a trajetória do Cônsul e de sua ex- mulher Yvonne.
    Cada capítulo é cuidadosamente elaborado,de modo a que nenhum detalhe seja supérfluo ou sem significado,desenhando,passo a passo,a tragédia do casal.Há uma profunda riqueza em todas as cenas narradas,extremamente complexas,que exigem a mais profunda atenção do leitor.
   Nada está ali por acaso.O texto vai sendo construído de modo primoroso utilizando diferentes técnicas que nunca se tornam um mero exercício estilístico.Ao contrário,tem uma função primordial no desenrolar dos acontecimentos.
   Trata-se de um livro intenso,de forte carga dramática,que fala sobre o nosso tempo,sobre as dificuldades de compreensão e entendimento nos relacionamentos,sobre os sonhos desfeitos,conflitos,dúvidas,violência,melancolia.
   Há uma infinidade de leituras que podem ser realizadas.O livro,aliás,exige releituras para que se possa alcançar toda a dimensão e a grandeza de uma obra única,abrangente ,densa e profunda.
   Tendo como pando de fundo a Segunda Guerra Mundial,Sob o Vulcão mergulha não apenas no aspecto social ou intimista do viver: estabelece uma ponte entre os mundos interior e exterior de tal modo que é impossível separar um do outro.
   O autor levou nove anos para escrever este livro,que é um dos melhores do século XX.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial