Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

O POETA E A POESIA NA VISÃO GREGA

       PARA A CULTURA GREGA,O AEDO E O ADIVINHO POSSUÍAM O DOM DA VIDÊNCIA.AO ADIVINHO CABERIA TER A VISÃO DO FUTURO E,AO POETA,DO PASSADO,TENDO ASSIM ACESSO À IDADE HERÓICA,PRIMORDIAL,AO TEMPO ORIGINAL E SENDO CAPAZ DE TER O CONHECIMENTO PESSOAL DIRETO DOS ACONTECIMENTOS.
     A POESIA,ENTÃO,REPRODUZIA   A SÉRIE DE FATOS NA ORDEM EM QUE SE SUCEDERAM A PARTIR DE SUA ORIGEM.NESTE CASO,A POESIA ERA UM DOM DIVINO,POIS POSSIBILITAVA A REVELAÇÃO IMEDIATA COM O AUXÍLIO DAS MUSAS.
     NO ENTANTO,UMA ÁRDUA PREPARAÇÃO ERA EXIGIDA PARA TORNAR-SE POETA.O APRENDIZ DEVIA SER INICIADO NO CONHECIMENTO DAS TRADIÇÕES HISTÓRICAS.A MEMÓRIA NÃO RECONSTRUÍA O TEMPO NEM O ANULAVA,MAS ERA UMA PONTE ENTRE O MUNDO DOS VIVOS E O ALÉM,ESTABELECENDO O CONTATO COM O OUTRO MUNDO,TORNANDO POSSÍVEL ENTRAR E SAIR DELE LIVREMENTE.
     HAVIA A NECESSIDADE DE PASSAR  POR UMA SÉRIE DE GRAUS INICIÁTICOS E PROVAS COM PRÁTICAS DE MAGIA E EXERCÍCIOS ADIVINHATÓRIOS.
O POETA ERA TREINADO EM RETIRO E SILÊNCIO,NUM QUARTO SEM JANELAS TOTALMENTE FECHADO.AO COMPOR O POEMA NAS TREVAS,RETRATAVA A SI MESMO.
   PARA HOMERO,POR EXEMPLO,ERA PRECISO ORDENAR O MUNDO DOS HERÓIS E DOS DEUSES.JÁ PARA HESÍODO,ERA PRECISO ATINGIR O FUNDO DO SER
   NO SÉCULO VII HOUVE O SURGIMENTO DA POESIA LÍRICA E O ABANDONO DO IDEAL HERÓICO,PRÓPRIO DO GÊNERO ÉPICO,HAVENDO O SURGIMENTO DO INDIVÍDUO.
    JÁ NO GÊNERO TRÁGICO,O TEMPO ERA ABORDADO DE FORMA LINEAR:OS ACONTECIMENTOS ERA PERCEBIDOS COMO COMPROMETENDO O FUTURO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário