Para quem é apaixonado por livros e literatura, indico O Mundo da Escrita - Como a literatura transformou a civilização , da autoria de Martin Puchner.
O trabalho aborda personagens históricas assim como momentos cruciais para o desenvolvimento das letras em diferentes civilizações, tendo início no mundo antigo e chegando ao contemporâneo.
Trata-se de uma leitura fascinante, interessante, que exigiu grande pesquisa e, ao mesmo tempo, não se trata de um texto pesado e difícil. Pelo contrário, a leitura flui com facilidade e nos prende. Todos os capítulos são interessantes e trazem informações significativas. Começando por Alexandre, o Grande e seu interesse pela Ilíada, passando pelo Popol Vuh, Guttenberg, abordando o Dom Quixote, Goethe, literatura chinesa África, 'Índia e, até mesmo, Harry Potter.
Um dos méritos do livro é falar a respeito de literatura de um modo original demonstrando que a sua influência ultrapassa o âmbito literário propriamente dito, exercendo peso na política, na religião, nas artes em geral, na cultura, por certo, e no modo como a civilização se modificou graças à escrita, aos relatos orais e escritos, à ficção.
Os antigos escribas por certo ficariam pasmos com o alcance de sua profissão, no início limitada apenas a questões econômicas. Partindo da economia e alcançando um status sagrado, os livros ,sem sombra de dúvida, foram e são essenciais para a construção do mundo civilizado. Nesta época sombria em que a leitura e a cultura sofrem ataques como ocorreu em períodos anteriores , ler O Mundo da Escrita é um grande alento e um grande prazer. ,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário