segunda-feira, 17 de julho de 2017

Resenha



Ainda faltam cinco meses para terminar o ano,mas posso afirmar com segurança que o romance Ethan Frome de Edith Wharton, com tradução de Chico Lopes e publicado pela editora Penalux, já é um dos melhores livros que li em 2017..
   A história se desenrola num ambiente gélido, descrito magistralmente pela autora. Ambiente que é uma imagem da vida difícil, desolada e desprovida de calor humano onde os personagens se debatem. As muitas camadas de neve nos remetem aos sentimentos soterrados e reprimidos. Debaixo dessas camadas de vida estéril, desenrola-se um drama intenso,mas contido. Não há grandes arroubos, grandes gestos,melodrama. Tudo se passa de modo reprimido, oculto, em que os silêncios soam de modo contundente e avassalador.
   Edith Wharton nos dá uma lição de como construir uma narrativa. Na primeira parte, o narrador se interessa pela figura de Ethan Frome e busca saber algo a respeito. Os moradores hesitam em fornecer detalhes,são econômicos em seus comentários. Depois, conhecemos o passado do personagem central,de sua mulher e da adorável |Mattie e é difícil parar de ler.. Ao chegarmos ao final, fazemos uma descoberta inesperada, um desfecho surpreendente que me fez pensar: Isso é que é saber escrever um final para um romance!"
   Situando-se entre os acontecimentos e o não- acontecido, a história nos faz mergulhar num mundo de conflitos, falta de esperança, ressentimentos,frustrações e falsas expectativas. ´Para existências tão insignificantes, os pequenos fatos, as mínimas alegrias ganham uma dimensão inusitada. E, paradoxalmente, tudo se torna extremamente significativo.
   Edith Wharton foge das caracterizações simplistas e fornece veracidade, profundidade e revela o quanto o ser humano pode ser desconcertante em suas atitudes.Trata-se,em suma, de um livro escrito por alguém que alcançou o completo domínio do seu talento.
    Quem ama literatura de qualidade não pode deixar de ler Ethan Forme. 
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial