Um pequeno grande livro. O Coração das Trevas de Conrad é uma das melhores obras do autor. Evidentemente Lord Jim tem uma complexidade maior. Mas este romance é um daqueles textos inesquecí-veis, que ficam ecoando pela mente e pela alma do leitor para sempre.
Dividido em três partes, todo o texto converge para a viagem rumo ao desconhecido e para o personagem Kurtz, um dos mais assustadores da história da literatura. Personagem enigmático, obscuro e inquietante. Mesmo estando presente apenas na parte final do livro, sua presença ecoa por todo o texto. E a sua ausên-cia só faz aumentar a sua força,como na cena final,uma das melhores já escritas até hoje.
Abordando a questão do colonialismo, o autor consegue ir ainda além, mostrando uma ambiente sórdido onde a crueldade é "justificada" pela intenção "civilizatória" da Europa. Leia-se, na verdade, o desejo de lucro desenfreado, ganância sem limites. Este desejo desencadeia um comportamento de total violência e desperta o que há de pior no homem. Conrad conta com maestria o mergulho num mundo primitivo e desconhecido: o lado obscuro do ser humano e seus instintos destrutivos, bem como as consequências das ações movidas pela impiedade. .
O livro serviu como inspiração para o famoso filme Apocalipse Now de Coppola, uma obra-prima do cinema.
O Coração das Trevas não pode ser ignorado por qualquer leitor que se interesse realmente pela literatura de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário