O ESCRITOR JAMES JOYCE LEVOU DEZESSEIS ANOS PARA ESCREVER O MAIS COMPLEXO LIVRO DE SUA OBRA.
O ROMANCE INICIA MENCIONANDO ADÃO E EVA,TRISTÃO E ISOLDA E ACABA POR ATRAVESSAR TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE,AFINAL O PERSONAGEM H.C.EARWICKER COMPREENDIDO COMO HERE COMES EVERYBODY REPRESENTA O SER HUMANO EM GERAL,MAS PODE AINDA SER PROMETEU,OSÍRIS,CRISTO E ASSIM POR DIANTE. HÁ AINDA IMENSA QUANTIDADE DE MITOS,REFERÊNCIAS A FATOS HISTÓRICOS,A DUBLIN,UTILIZANDO-SE DE DIVERSAS LÍNGUAS PARA COMPOR PALAVRAS E FRASES QUE PODEM CONTER MUITOS SIGNIFICADOS AO MESMO TEMPO,TORNANDO A LEITURA DE CADA PÁGINA UMA AVENTURA CUJO SENTIDO PODE SE MODIFICAR CONSTANTEMENTE,DEPENDENDO DE COMO ESTA OCORRE.
ALÉM DISSO,O AUTOR UTILIZA COMO UMA DE SEUS REFERÊNCIAS ESSENCIAIS AS IDEIAS DE GIAMBATTISTA VICO,PARA QUEM EXISTEM QUATRO IDADES :A DOS DEUSES,DOS HERÓIS,DOS HOMENS E O RICORSO (UM PERÍODO CONFUSO).
O LIVRO TEM UM CARÁTER ONÍRICO,POIS TODA A AÇÃO SE PASSA NUMA NOITE,BASICAMENTE RELATANDO O SONHO DE HCE,NUMA TRAJETÓRIA COMPLEMENTAR E OPOSTA A DO ROMANCE ULISSES,QUE SE PASSA NUM DIA,INCIANDO NO DESPERTAR PELA MANHÃ E INDO ATÉ O MOMENTO EM QUE LEOPOLD BLOOM DEITA PARA DORMIR.
EM MINHA OPINIÃO,O LIVRO NOS REMETE AINDA A DUAS REFERÊNCIAS IMPORTANTES: O HYPNEROTOMACHIA POLIPHILI, TAMBÉM UM TEXTO A ABORDAR OS SONHOS E EXTREMAMENTE COMPLEXO,QUE SE UTILIZA DE MAIS DE UM IDIOMA.E A OUTRA É O USO DE UMA LINGUAGEM QUE REMETE AOS LIVROS SAGRADOS DA ANTIGUIDADE,MÍSTICOS E ESOTÉRICOS,CONTENDO DIVERSOS NÍVEIS DE LEITURA,CUJA COMPREENSÃO DEPENDIA DO GRAU DE DESENVOLVIMENTO DO INICIADO.
DE QUALQUER MODO,TRATA-SE DE UMA DAS OBRAS MAIS EMBLEMÁTICAS DA HISTÓRIA DA LITERATURA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário