O ALEPH REÚNE DEZOITO CONTOS DE GRANDE QUALIDADE LITERÁRIA,.O LIVRO É CONSIDERADO UMA DAS OBRAS-PRIMAS DO AUTOR.
BORGES CRIA UM UNIVERSO PRÓPRIO,REPLETO DE METÁFORAS E SÍMBOLOS COM RIGOR ESTÉTICO ,CONSEGUINDO TRANSCENDER O FILOSÓFICO DE MODO ORIGINAL E FASCINANTE.
O CONTO O IMORTAL É BELO EXEMPLO DE SUA ARTE E CAPACIDADE CRIADORA TENDO COMO REFERÊNCIA A OBRA DE HOMERO.
EIS UM TRECHO : "SER IMORTAL É INSIGNIFICANTE;COM EXCEÇÃO DO HOMEM,TODAS AS CRIATURAS O SÃO,POIS IGNORAM A MORTE;O DIVINO,O TERRÍVEL,O INCOMPREENSÍVEL É SABER-SE IMORTAL".
CONTOS COMO OS TEÓLOGOS,A CASA DE ASTERION,O ZAHIR, OS DOIS REIS E OS DOIS LABIRINTOS ,O ALEPH SÃO EXEMPLOS DE SUA MAESTRIA E DO JOGO DE ESPELHOS E LABIRINTOS CRIADOS POR UM ESCRITOR EM SUA PLENA CAPACIDADE INVENTIVA.
NO CONTO QUE DÁ TÍTULO AO LIVRO SOMOS REMETIDOS CONSTANTEMENTE AO UNIVERSO DE A DIVINA COMÉDIA DE DANTE ALIGHIERI BEM COMO AO PRÓPRIO UNIVERSO LITERÁRIO.
AFIRMA O CRÍTICO HAROLD BLOOM: "SENHOR DE LABIRINTOS E ESPELHOS,BORGES FOI UM PROFUNDO ESTUDIOSO DA INFLUÊNCIA LITERÁRIA,E COMO CÉTICO QUE LIGAVA MAIS PARA A LITERATURA DE IMAGINAÇÃO DO QUE PARA A RELIGIÃO OU FILSOFIA,ENSINOU-NOS A LER TAIS ESPECULAÇÕES BASICAMENTE PELO VALOR ESTÉTICO(...) É O METAFÍSICO LITERÁRIO DA ERA.SUA ATITUDE COSMOLÓGICA É PROFESSADAMENTE CAÓTICA(...) PARA BORGES COMO PARA OS GNÓSTICOS,A CRIAÇÃO E A QUEDA DO COSMOS E DA HUMANIDADE SÃO O MESMO E ÚNICO ACONTECIMENTO(...)VIVEMOS NUMA FANTASMAGORIA,UMA IMAGEM DA ETERNIDA-DE DISTORCIDA(...)".
DE QUALQUER MODO,SEJA QUAL FOR O VIÉS DE LEITURA QUE ADOTARMOS,BORGES É UM DOS ESCRITORES FUNDAMENTAIS NÃO SÓ DA LITETATURA LATINO- AMERICANA COMO UNIVERSAL E UM DOS MAIORES DO SÉCULO XX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário