DE ACORDO COM SANTA TERESA DE ÁVILA (ESPANHA,SÉCULO XVI),A VERDADEIRA EXPERIÊNCIA INTERIOR É ESPONTÂNEA,SEM ELABORAÇÃO DA VONTADE E DO INTELECTO,IRROMPENDO DE MANEIRA IRRESISTÍVEL,TOMANDO CONTA DA PESSOA,COMO NUMA ESPÉCIE DE POSSESSÃO DIVINA.
EM SEU LIVRO O CASTELO INTERIOR,ELA DESCREVE OS PASSOS PARA A APROXIMAÇÃO COM O DIVINO.
O CASTELO É UMA IMAGEM UTILIZADA PARA DAR MAIS CONCRETAMENTE UMA IDEIA DE COMO É ESTA RELAÇÃO.DIVIDIDO EM DIVERSAS MORADAS,É DEFINIDO NÃO COMO UMA CONSTRUÇÃO FECHADA,MAS COMO ALGO MUITO IRREGULAR,SENDO OS APOSENTOS DISPOSTOS DE VÁRIAS FORMAS,COM UM CERTO GRAU DE DESCONTINUIDADE.AS MORADAS NÃO SÃO UMAS APÓS AS OUTRAS,MAS UMAS DENTRO DAS OUTRAS,COMO UM PALMITO,QUE É ENROLADO E ENCOBERTO POR DIVERSAS CAMADAS E CUJO CENTRO PODE SER COMIDO.O OBJETIVO DESTE ADENTRAMENTO EM TAL CONSTRUÇÃO É O DA EXPLORAÇÃO DA ALMA,DO AUTOCONHECIMENTO E PARA CONHECER O DIVINO.PARA ISSO,O PRIMEIRO PASSO CONSISTE EM BUSCAR A IDENTIDADE,QUE SE DEFINE QUANDO A PESSOA SABE QUEM ELA É EM RELAÇÃO AO DIVINO.ESTA IDENTIDADE,RESSALTA ELA,NÃO É A GENEALÓGICA,DE SANGUE,DAS FAMÍLIAS,MAS SE DEFINE NA PRÓPRIA RELAÇÃO COM A DIVINDADE.
SETE MORADAS FORMAM O CASTELO.NAS TRÊS PRIMEIRAS,OCORRE A SEPARAÇÃO E A DESTRUIÇÃO DO EU.NA QUARTA,HÁ A QUIETUDE.NA QUINTA,A ALMA SE TORNA LIVRE.NA SEXTA,HÁ UMA SITUAÇÃO DE PERSEGUIÇÃO E FUGA,EM QUE SE ALMEJA ALCANÇAR O DIVINO,MAS ESTE PARECE SEMPRE DISTANTE,HAVENDO ENTÃO DOR E GOZO,ÊXTASES E VISÕES.POR FIM,NA SÉTIMA MORADA,HÁ A EXPERIÊNCIA DA COMPANHIA CONSTANTE DE DEUS E A CERTEZA DE SER AMADO,OCORRENDO O MATRIMÔNIO.A SERENIDADE É FINALMENTE ALCANÇADA.
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