O ROMANCE MEMÓRIAS DE ADRIANO É UM DOS GRANDES LIVROS DA ESCRITORA FRANCESA MARGUERITE YOURCENAR.
TENHO ESPECIAL APREÇO PELA PARTE INICIAL DO LIVRO,EM QUE ADRINO DISCORRE SOBRE ELEMENTOS SIMPLES DA VIDA COTIDIANA COMO A OS ALIMENTOS,O SONO E AS VIVÊNCIAS QUE FAZEM PARTE DA EXPERIÊNCIA HUMANA.
AOS POUCOS A AUTORA VAI CONSTRUINDO O SEU ADRIANO E SUAS PASSAGENS PELA JUVENTUDE,VIDA ADULTA,MATURIDADE E VELHICE COM MAESTRIA,MESCLANDO A HISTÓRIA DE ROMA COM A HISTÓRIA PESSOAL DO PERSONAGEM,EVIDENCIANDO AS SUTIS MUDANÇAS,AS SUAS REFLEXÕES E PREFERÊNCIAS.
COM UM ESTILO IMPECÁVEL,POR MEIO DO PERSONAGEM,A AUTORA ABORDA TUDO O QUE DIZ RESPEITO AO HUMANO, NOS SEUS MAIS DIFERENTES ASPECTOS,DESDE AS FRAQUEZAS ATÉ A GRANDIOSIDADE DE QUE É CAPAZ,PASSANDO PELO AMOR E A PROXIMIDADE DA MORTE.
EIS UM TRECHO ADMIRÁVEL:
"NO FUNDO,MEU CONHECIMENTO DE MIM MESMO É OBSCURO,INTERIOR,INFOR-MULADO E SECRETO COMO UMA CUMPLICIDADE(...) COMO ACONTECE FREQUENTEMENTE,É JUSTAMENTE AQUILO QUE NÃO FUI QUE A DEFINE COM MAIOR EXATIDÃO(...) A VIDA OBRIGOU-ME SEMPRE A MUDAR.NÃO POSSO,POIS,COMO UM LAVRADOR OU CARREGADOR VIRTUOSO,VANGLORIAR-ME DE UMA EXIST~ENCIA SEM ALTOS E BAIXOS.
A PAISAGEM DOS MEUS DIAS PARECE COMPOR-SE,COMO AS REGIÕES MONTANHOSAS,DE MATERIAL HETEROGÊNEO DESORDENADAMENTE ACUMULADO".
UM LIVRO FASCINANTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário