domingo, 5 de agosto de 2012

A PAIXÃO SEGUNDO GH

CLARICE LISPECTOR É UMA ESCRITORA INCOMUM,UM CASO ÚNICO NA LITERATURA BRASILEIRA.E A PAIXÃO SEGUNDO GH É UM ROMANCE IGUALMENTE INCOMUM:TRATA A RESPEITO DO GÊNERO HUMANO INDEPENDENTE DE TEMPO E ESPAÇO.A AUTORA FAZ REFERÊNCIAS AO MUNDO PRÉ-HISTÓRICO,ANTIGO E MODERNO E CONSEGUE ATINGIR A EXPERIÊNCIA QUE ESTÁ ALÉM  DE QUALQUER SISTEMA E CONCEITO.
O HUMANO E O INUMANO, O OCIDENTE E O ORIENTE,A AGONIA E O ÊXTASE,A VIDA E A MORTE,O PARAÍSO E O INFERNO,O INTANGÍVEL,O INDIZÍVEL,O GRANDE MISTÉRIO:TUDO ESTÁ ALI.
COM UMA AÇÃO MÍNIMA,CLARICE CONSEGUE NARRAR A EXPERIÊNCIA FASCINANTE E REPULSIVA PROVOCADA PELO SURGIMENTO DE UMA BARATA AFLORADA DO INTERIOR DE UM GUARDA-ROUPA.E COM ISSO TRANSGRIDE TODO O ESTABELECIDO E O CONHECIDO PARA ENVEREDAR PELO ÂMBITO DO SAGRADO E DO PROFANO,MAS TAMBÉM PARA ULTRAPASSAR TODOS OS CONCEITOS E MERGULHAR PROFUNDAMENTE NO DESCONHECIDO.
A IDÉIA CENTRAL DA NARRATIVA É QUE A CONDIÇÃO HUMANA É A PAIXÃO DE CRISTO,OU SEJA,O HOMEM É O PONTO DE ENCONTRO DE TODOS OS OPOSTOS,UM GRANDE PARADOXO CRUCIFICADO ENTRE O POSSÍVEL E O IMPOSSÍVEL.
UM LIVRO  FASCINANTE.PARA SER LIDO MUITAS VEZES.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial